Implementando QR Code em lojas físicas
Implementando QR Code em lojas físicas
Implementando QR Code em lojas físicas

Implementando QR Code em lojas físicas

Disclaimer: Não trabalhei sozinho em nenhum dos projetos apresentados aqui. Esses trabalhos foram feitos principalmente junto a product designers, mas também envolvendo product managers, analistas de dados e especialistas em inovação.

Contexto

Sabemos que existem dois grandes grupos de pessoas que frequentam lojas físicas: as pessoas que vão direcionadas a uma compra e pessoas que procuram por uma oportunidade de bom negócio. Para esse as pessoas desse segundo grupo, entendemos em outras pesquisas que precisamos muni-las de boas informações para garantir uma boa jornada de compra. Nesse sentido, queríamos experimentar o QR Code como um veículo de informações para os clientes de loja física.

No entanto, não tínhamos clareza quais conteúdos conseguiríamos veicular nessa tecnologia para aprimorar a jornada de compra dos nosso clientes.

image

Objetivo

Nosso objetivo era, a partir da tecnologia de QR Code, determinar quais tipos de conteúdos seriam mais valiosos para as pessoas que frequentam lojas físicas.

Metodologia

Métodos utilizados:

  • Desk Research
  • Questionário
  • Entrevista em profundidade com clientes
  • Entrevista em profundidade com vendedores

Artefatos utilizados:

  • Planilha de tabulação de respostas de formulários
  • Planilha de tabulação de entrevistas
  • Protótipo de alta fidelidade

Para esse estudo, assumimos diferentes regiões de uma loja física onde se pode implantar uma tecnologia de QR Code, considerando a distância que as pessoas ficam dessa região: Produto, Expositores, Seções, Ambiente e Vitrine/Entrada. Entendemos que, dependendo da região, pode ser que os conteúdos veiculados no QR Code podem ser diferentes.

image

Nesse trabalho, também entendemos que qualquer tecnologia em loja física deve ser mediadora entre a relação dos vendedores com os clientes. Entendemos que não faria sentido projetar uma tecnologia que de qualquer maneira concorresse com o atendimento especializados das pessoas vendedoras, pelo contrário: deveria empodera-las. Nesse sentido, entendemos essas pessoas como usuárias e também as incluímos no processo de pesquisa.

Aprendizados

  • Aprendemos que é muito comum que as pessoas utilizem seus celulares dentro das lojas físicas, para auxiliar no seu processo de compra. Nessas situações, as pessoas procuram por preços, tanto no nosso site, quanto em outros sites.
  • Aprendemos que a maioria das pessoas que frequentam lojas físicas já utilizaram QR Codes pelo menos uma vez antes e, cerca de um quarto dessas pessoas tiveram essa experiência para baixar um aplicativo no seu celular. Também aprendemos que as pessoas que nunca utilizaram QR Code são sensivelmente mais velhas que aquelas que já utilizaram pelo menos uma vez.
  • Ao testar a implementação de QR Codes em lojas físicas, tivemos mais retorno tanto de acessos quanto de conversões em vendas, para conteúdos envolvendo descontos e cupons de desconto e para conteúdos envolvendo do download do app. Ao ver um QR Code junto a um produto em lojas físicas, as pessoas esperam ver promoções relacionadas àquele produto.

image
image

Fiz essa página usando Notion + Super